sábado, 21 de maio de 2011

O Universo é feito de Informação


De que é feito o Universo? Matéria? Matéria escura? Energia? Vibrações?

De acordo com o físico *Vlatko Vedral, nosso universo é feito de informação.

Segundo ele, se quebrarmos o Universo em pedaços cada vez menores o que sobraria no final seriam bits.



Sim, esses bits de informação que você tem no seu computador.

Um bit é o menor pedaço de informação existente, ele representa a distinção entre duas possibilidades (sim ou não, verdadeiro ou falso, zero ou um, e adiante).

A palavra bit, em inglês, refere-se à unidade física de armazenamento de informação do seu computador, um bit é registrado por um imã minúsculo num dos pólos do seu drive de memória.
Nessa escala minúscula, o universo seria controlado pelas malucas leis da Física Quântica.

Computadores que conseguem ler qbits, ou seja, bits quânticos, minúsculos, conseguem entender as informações usando leis quânticas.
Ou seja, enquanto um bit pode dizer sim ou não, um qbit pode dizer sim e não, ao mesmo tempo. Por isso computadores quânticos conseguem resolver problemas que computadores normais não entendem.

Em seu livro, Vlatko argumenta que deveríamos encarar o Universo como um enorme computador quântico. Pode parecer algo do além, mas ele tem bases científicas para dizer isso.

A física mostra que não só elétrons podem armazenar bits de informação como eles sempre fazem isso. Então os cientistas agora concentram-se em tentar descobrir como o universo traduz essa informação gravada numa escala tão pequena.

Continua....

Abraços!

* Nascido na Sérvia e radicado na Grã-Bretanha, Vlatko Vedral é PhD em física pelo Imperial College de Londres e professor das universidades de Oxford e Singapura.

Um comentário:

  1. Morpheus, obrigado pela colaboração em nosso blog. Quero ressaltar que esse físico "Vlatko Vedral" esteve no Brasil por volta de 2009 e fez várias palestras sobre Física Quântica, prometo estudar sobre o assunto para quando vc estiver de volta à sua cidade de Ribeirão Preto nos encontremos e possamos falar sobre...Abs e sucesso!

    ResponderExcluir