sábado, 21 de maio de 2011

QUAL É O PAPEL DO LÍDER?




Olá amigos, é uma honra para mim poder participar de um blog que reuni um grupo tão bom quanto este, agradeço ao David pelo convite e espero conseguir manter o bom nível que temos nesse leque de conhecimento que é uma verdadeira metamorfose!

Bom, quero iniciar falando sobre liderança. Antigamente quando se falava em liderança o que vinha na mente era a uma questão corporativa e empresarial, afinal, liderança requer poder e autoridade, mas hoje conceito de liderança vem mudando e é necessário para o crescimento saudável que isso aconteça.
Existe diferença entre poder e liderança?  O poder é exercido hierarquicamente, pode ser através de um cargo, que pode ser um gerente, encarregado, supervisor e etc e até mesmo por representação familiar, como pai, mãe, há ainda o poder religioso, político, financeiro e da para buscar uma imensa lista, mas o poder definitivamente não é o mesmo que liderança, para ser líder, não é necessário um cargo, independe de qualquer condição imposta, um líder vai além disso, é bem mais que poder.
" Liderança é a capacidade de conseguir a realização das coisas certas na hora certa, com assistência de outras pessoas"  ( Fonte: Randall D. Ponder)
Então nos deparamos com a seguinte questão, a liderança é algo nato, um dom que a pessoa já nasce com ele? Não, liderança requer coragem, existem pessoas mais corajosas que outras que evidenciam essa coragem destacando-se das demais, mas nossos medos podem ser vencidos, a coragem vem da confiança, a confiança vem do conhecimento e o conhecimento vem da busca por informações, logo se eu me preparar buscando as informações que irão me gerar um conhecimento, eu terei confiança e a mesma me trará coragem, ou seja, a liderança pode ser buscada, eu posso me tornar um líder, mas para isso é preciso esforço e dedicação. Parece simples mas não é, pois é preciso de disciplina, postura força de vontade, o que acontece é que desistimos pois achamos que não iremos conseguir, mas todos nós podemos ser líderes ou liderados, é uma questão de escolha.
Pois bem, o fato de ser um líder por si só não significa que atingimos o nosso objetivo, pois liderança é a capacidade de influenciar pessoas, mas não está definido ai a que essa influência levará os liderados. Um exemplo disso que evidencia bem os extremos são dois tipos de líderes, ambos moveram milhões de pessoas e as influenciaram a mudar, a força de suas palavras foram capazes de convencer as massas a realizar feitos que ninguém poderia acreditar e foram além, mudaram a história da humanidade para sempre de tal forma que jamais serão esquecidos, mas alguns até se surpreenderão ao perceber que estou falando de de Jesus Cristo e Hadolf Hitler, ambos foram os maiores líderes que já existiram, mas um era o oposto do outro. Enquanto Jesus motivava e inspirava seus liderados fazendo-os evoluir para o bem de todos, Hitler motivava e inspirava seus liderados pra seu próprio bem. Então agora já sabemos o que é um líder e que todos podemos nos tornar um com treinamento, mas o grande dilema é como usar essa liderança e para isso é necessário entender o verdadeiro papel do líder.
Um líder tem uma função que é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo, pois as pessoas necessitam de um líder, de uma pessoa que tenha coragem para guiá-las, pois todos podem ser, mas poucos se arriscam a sair da zona de conforto e aqueles que tem a coragem devem entender que responderão por seus atos. E volto a dizer, não estou falando de liderança empresarial, estou falando de liderança como um todo, desde um presidente de uma multi nacional até aquele aluno da escola que é seguido pelos colegas de sala, liderança requer responsabilidade e o líder tem que saber escolher o caminho certo, que só pode um, o caminho do bem.
Foi realizado uma pesquisa com 20 mil pessoas em quatro continentes realizada por Jim Kouzes e Barry Posner, autores de The Leadership Challenge, um livro sobre liderança obteve o seguinte resultado:
O QUE VOCÊ ADMIRA EM UM LÍDER?
HONESTIDADE           88%
VISÃO DE FUTURO    75%
INSPIRAÇÃO               68%
COMPETÊNCIA           63%
Veja que nessa pesquisa que é um retrato mundial, o primeiro quesito respondido 88% dos entrevistados mostra que  a honestidade é o principal fator que as pessoas admiram nos líderes.
Então, cabe ao líder ter essa honestidade é que é concedida através da ética e do senso de justiça. O verdadeiro papel do líder é fazer com que seus liderados cresçam e evoluam, mas evoluam para o bem, desenvolver sem prejudicar o próximo, e para tanto é necessário dar bons exemplos e ter a certeza de que ninguém pode chegar até o topo sozinho, se você um dia chegar a essa conclusão, de que não precisou de ninguém para chegar onde está, então busque ajuda, pois você ainda não chegou a lugar algum !!!

Bom, aguardo comentários e críticas, quem quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho segue link:
http://www.clubedosautores.com.br/book/39439--SEGREDOS__CONFLITOS
Obrigado

9 comentários:

  1. Rodrigo, parabéns e obrigado por colaborar com nosso blog! Você abordou um assunto que gosto muito. O texto cita uma pesquisa importante, mas a vejo com ressalvas pois percebo que as pessoas se preocupam pouco com o significado e a força das palavras. Exemplo: Honestidade, Visão de Futuro, Inspiração, Competência são atributos que o próprio Hitler possuia (talvez não a visão de futuro, talvez). O que Eu (é apenas minha opinião) admiro em um líder é o seu ENTUSIASMO e Pragmatismo, veja a diferença: Entusiasmo = do grego EN + THEOS, literalmente 'EM DEUS' e pragmatismo é a prática que considera uma idéia como útil e necessária caso ela tenha efeitos práticos e valor funcional...Aí sim é a Liderança que eu admiro. E principalmente por não "ESTAREM EM DEUS", muitos líderes ainda surgem à semelhança de Hitler e outros.

    Excelente extréia, fico feliz com sua ajuda e espero podermos nos reunir "aqui em nosso blog" mais vezes para aprender mais e mais e mais, sempre, sempre e sempre! Abs e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Ai irmão, grande post, parabéns pela interessante visão de liderança tão buscada nas empresas e na sociedade, seja abordado com todos os meios e modos. Igrejas querem formar lideres, como também a comunidade, mais a liderança não está naquele que diz o caminho, ou se comunica bem, ou ainda que forma uma boa equipe, a liderança está descrita em 2 atributos: 1º A capacidade de servir e 2º A capacidade de formar outro lider.
    Quem Lidera tem que se perguntar: "Eu lidero quem? e porque?". o Lider tem que ter um encontro pessoal consigo mesmo, para que descobindo-se ele possa motivar a descobertas de outros. Você disse que a "Liderança requer coragem", verdade, mais coragem para que? para servir!

    Vejo a liderança de JESUS e de hitler, muito mais muito, quase infinitamente diferente, diferente O MESTRE JESUS se preocupava em formar lideres, em encinar tudo quanto sabia, em ajudar sem restrição, enquanto o Führer concentrava sua liderança em si mesmo, promovendo lavagem cerebral para que o "poder" fosse todo dele.

    ResponderExcluir
  3. A visão de liderança proposta no texto acredito ser a mais correta já abordad. A respeito da pesquisa, vejo a honestidade como um fator primordial para um líder, mas não a honestidade somente na questão da franqueza, vejo essa honestidade como o senso de justiça, honestidade no sentido de não querer se aproveitar das limitações do outro, no sentido de não usar meios ilícitos na arte da influência, honestidade é algo que falta para muitos líderes e esperamos que um dia possamos mudar esse cenário.

    ResponderExcluir
  4. O Jaques,




    Relatou a semelhanças entre Líderes

    Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à conquista de determinados objetivos específicos.

    As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades de influenciação de pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.

    Tem momentos que nos deparamos em discurções que nos faz refletir a diferença entre poder e autoridade, sobre o amor, sentimento ou comportamento?, as influencias do meio e nossas escolhas nos negócios e na vida. Assim entendemos que o líder de hoje é muito diferente do de antigamente, pois ele deve ser muito mais um sábio do que um técnico, deve acompanhar todas as mudanças.

    Além disso, antes o bom Líder era aquele que sabia mandar, e hoje ele deve saber compartilhar e investir nas pessoas para que elas dêem o melhor de si mesmas. liderança é algo que se aprende.

    Para o especialista, qualquer um pode tornar-se um líder, basta ter as ferramentas certas e muita determinação. “Porém, uma vez lá, o líder precisa tomar cuidado para não cair em certas armadilhas, pois Liderança também está cercada de perigos”.


    O Jaques, comentou que Liderança é um dom, que a pessoa nasce um líder nato ou não. Para o executivo, desde criança já demonstramos se seremos líderes ou não. No conceito de liderança, os líderes desenvolvem habilidades básicas e o conhecimento necessário para compreender, predizer e influenciar o comportamento dos outros, o individuo não precisa ser chefe para ser líder.


    Acredito que Liderança é um dom, que a pessoa nasce um líder nato ou não. Para o executivo, desde criança já demonstramos se seremos líderes ou não. No conceito de liderança, os líderes desenvolvem habilidades básicas e o conhecimento necessário para compreender, predizer e influenciar o comportamento dos outros.

    ResponderExcluir
  5. O LIDER NÃO SE ACHA ELE PRÓPRIO LIDER MAS AS PESSOAS COM QUEM ELE CONVIVE TEM A CERTEZA

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Jaques pelo seu post, muito bom, uma boa visão sobre liderança, espero que os líderes se espelhem no exemplo que você deu, para não se tornarem ditadores como Hitler.
    Só gostaria de fazer uma ressalva ao comentário da nossa colega Adriana, pois como você mesmo disse em seu artigo a liderança pode ser alcançada, pode ser buscada e mesmo aqueles que não são lideres "natos" podem chegar a ser bons lideres, basta querer

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo voce sabe lidar com as palavras não é á toa que é um escritor. Eu compreendi exatamente a sua mensagem e concordo com voce . Parabéns ! Beijos !

    ResponderExcluir
  8. ola meus amigos, obrigado pelos comentários que alavancaram nossa discussão, a liderança é uma posição que trás grandes responsabilidades as pessoas que as possuem, devemos sempre usá-la para que as pessoas possam evoluir sempre sem excessão. Lembrando que se as pessoas que você lidera ou vier a liderar não atendem a suas expectativas é por que você não é um bom líder

    ResponderExcluir