sábado, 22 de fevereiro de 2014

"Olho por olho e".... Surge a tropa do Braço em SP!

Policiais detém manifestante no centro de São Paulo (Foto: Nelson Almeida/AFP)
 
 
Agora mais essa! Tropa do Braço!? Trata-se de um grupo de 140 policiais não armados e treinados em artes marciais, como o jiu-jitsu, que cerca e isola manifestantes.
 
Convocado pela internet, o protesto “Não vai ter Copa” teve início às 17h (22/02/2014), na Praça da República, em frente à Secretaria de Educação do Estado. A concentração fez com que a Feira da República fechasse mais cedo. Às 18h, cerca de mil pessoas protestavam no Centro, de acordo com a PM.
 
A PM usou esses policiais especializados em artes marciais para acompanhar de perto a manifestação. Eles carregavam capacetes, cassetetes e algemas.  Ao longo do trajeto, eles seguiram em fila ao lado dos manifestantes. Quando houve o primeiro tumulto, os policiais fizeram um círculo e isolaram boa parte dos detidos para averiguação. Além da “Tropa do Braço”, policiais de outros grupamentos que normalmente participam de controles de distúrbios com uso de armas não letais, como Rocam e Força Tática, seguiam o ato.
 
Como disse Mahatma Ghandi: "Olho por olho e a Humanidade ficará cega".
 
As autoridade precisam pensar em soluções eficientes, porém, pacíficas e inteligentes para tratar as manifestações. Medidas agressivas vão gerar muito mais violência com toda certeza. As medidas para reter os manifestantes violentos e que causem tumultos devem ser mais severas no sentido de punições legais que excluam da sociedade para efeito corretivo por tempo razoável os delinquentes, mas, o uso de "mais" violência não ajudará. Isso ao meu ver!
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário