terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os Talentos e os Banqueiros



(Texto base: Mateus 25:24 a 30 e Apocalipse 5:9)

Compra e venda. Tudo hoje é um comércio, veja pessoas que vendem idéias, dons, comercializam seus corpos sua integridade, e ainda outros que barganham com Deus... Muitas pessoas dizem: “cada um tem seu preço”, em qual classe nós nos encaixamos?

Sabemos que cada um tem seus talentos, habilidades, carismas e oportunidades.

Jesus nos ensina, que nós recebemos estes talentos segundo nossa capacidade de multiplicar, (Mateus 25: 15), portanto não temos desculpa para nossas falências ou desilusões. Temos que aproveitar as oportunidades, pois Deus nos abençoa todos os dias com novas chances de fazermos a diferença em nossa vida ou na vida das outras pessoas.

O Cristo de Deus nos fala do servo mal e negligente, que enterrou seus talentos, (Mateus 25: 18), e diz: “Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros.” (Mateus 25: 27).

Quando o Divino Mestre fala dos banqueiros, seria uma referência ao sistema que se encontra hoje na humanidade, de compra, venda e lucro? Observe que no Apocalipse do Educador Celeste, quando entoavam um novo cântico, (Apocalipse 5: 9), os anciãos e os Seres Viventes diziam: “Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação.”

Estamos aqui enxergando uma nova “moeda”, Jesus nos comprou da terra com seu Sangue (que significa Sacrifício para implantar sua doutrina), portanto com o Trabalho, ou seja, as Boas Obras é o que nos impulsionará para multiplicar nossos talentos, aperfeiçoando os dons que já possuíamos, e adquirindo novos, pois diz o Mestre: “Porque a todo o que tem lhe será dado, e terá em plenitude.” (Mateus 25: 29).

Mas afinal, como podemos encarar a questão dos Banqueiros? Quero te fazer um convite a pensar que se nós, nos esforçarmos conseguiremos resultados incríveis. Há também a possibilidade de conquistarmos outras pessoas que por nosso intermédio chegarão e poderão fazer coisas ainda maiores do que aquela que nós fazemos...

Então poderíamos dizer que estas pessoas estarão multiplicando com “juros” o talento que a princípio nos foi entregue.

Fica aqui a dica: não tenha preguiça ou má vontade de ensinar, de ajudar, de fazer com que outras pessoas cresçam se desenvolvam e por ventura sejam ainda maiores que você na sua atividade, entenda que você pode ser este agente multiplicador que possuía um talento, mas, encontrou alguém com a possibilidade de ir além, tenha a certeza de que está ação é admirada por Deus e premiada por Jesus.

Grande abraço.

Twitter: @pedrorafav



16 comentários:

  1. Respeito muito quem encontra as pessoas para ajudar, porem ainda acredito que nos podemos multiplicar os nossos talentos e com esforço próprio podemos chegar lá

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, que legal seu texto, nunca pensei por este ponto de vista com relação aos banqueiros. Deus te abençoe e continue a te inspirar.

    ResponderExcluir
  3. Todos cooperam no engrandecimento do patrimônio comum e dele vivem. Os que trabalham, porém, adquirem direitos justos. Cada habitante de "Nosso Lar" recebe provisões de pão e roupa, no que se refere ao estritamente necessário; mas os que se esforçam na obtenção do bônus-hora conseguem certas prerrogativas na comunidade social. O espírito que ainda não trabalha, poderá ser abrigado aqui; no entanto, os que cooperem podem ter casa própria. O ocioso vestirá, sem dúvida; mas o operário dedicado vestirá o que melhor lhe pareça; compreendeu? Os inativos podem permanecer nos campos de repouso, ou nos parques de tratamento, favorecidos pela intercessão de amigos; entretanto, as almas operosas conquistam o bônus-hora e podem gozar a companhia de irmãos queridos, nos lugares consagrados ao entretenimento, ou o contacto de orientadores sábios, nas diversas escolas dos Ministérios em geral. Precisamos conhecer o preço de cada nota de melhoria e elevação. Cada um de nós, os que trabalhamos, deve dar, no mínimo, oito horas de serviço útil, nas vinte e quatro de que o dia se constitui. Os programas de trabalho, porém, são numerosos e a Governadoria permite quatro horas de esforço extraordinário, aos que desejem colaborar no trabalho comum, de boa-vontade. Desse modo, há muita gente que consegue setenta e dois bônus-hora, por semana, sem falar dos serviços sacrificiais, cuja remuneração é duplicada e, às vezes, triplicada.

    ResponderExcluir
  4. eu ajudo as pessoas a multiplicareem os seus "talentos e tenho orgulho de poder fazer isso, gosto muito de poder estender a minha mao aqueles que realmente necessitao

    ResponderExcluir
  5. Cada dia que passa seus textos estao melhores parabens que Jesus cotinue a lhe inspirar e continue a levar a Palavra de Jesus aos quatro cantos do Mundo.

    ResponderExcluir
  6. como uma pessoa pode fazer seus talentos multiplicarem se as vezes ela mesma acredita que não possui nenhuma habilidade especial??? Talves este não foi o caso do servo que tinha 1 talento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinaldo, o que você disse é importante para pensarmos. Acredito que todos, desde uma pessoa simples a um grande lider mundial temos Talentos, uns mais, outros menos, mais TODOS temos. Jesus foi infatico na parabola dizendo que "cada um recebeu conforme sua capacidade", então você meu amigo, e todos nós recebemos alguma habilidade que devemos considerar especial,pois somos seres unicos. Alziro Zarur, Fundador da LBV dizia: "Quem para recua, e quem recua caí." Não podemos nos esconder dentro de uma falsa humildade pensando que não somos bons o bastante, deixando nossa auto estima baixa, pois o Senhor de nossas vidas nos diz em Seu Santo Evangelho: "Não fostes vós que me escolheste, pelo contrario eu vos escolhi" (João 15:16). Se Jesus nos escolheu é porque temos valor, portanto sejamos dignos desta confiança, e vamos em frente porque Deus está presente!

      Excluir
  7. Achei otimo este tema, o tema dos dons. As vezes nos temos os dons e não sabemos, é preciso que alguem fale sobre o assunto para que as pessoas veja isso, é um Dom de Deus ajudar as pessoas para tambem desenvolverem seus talentos, é dever do Cristão ajudar o outro a ir em frente no dom que Deus deu a cada um, pois como diz João Batista a respeito de Jesus: "É preciso que eu diminua para que ele cresça", e diz Jesus "É preciso que eu morra para que vocês tenham vida", aparentemente se diminuindo mais dando força para que os outros cresçam.

    ResponderExcluir
  8. PEDRO, COM SUAS PALAVRAS ENTENDI QUE DEVEMOS IR ALEM DAS EXPECTATIVAS ,DESENVOLVER AO MAXIMO NOSSAS POTENCIALIDADES QUE TODOS NÓS TEMOS ALGUM TALENTO QUE NOS LEVARÁ PARA FRENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AS PARABOLAS SÃO TEXTOS MUITO INERESSANTES E INTRIGANTES FAZ ACABEÇA DA GENTE FUNCIONAR AO TENTARMOS DECIFRAR QUAL O ENSINAMENTO QUE JESUS QUIS NOS DEIXAR AINDA BEM QUE EXISTEM PESSOAS COMO VC PEDRO QUE CONSEGUE DESVENDAR OS SEGREDOS DAS PARABOLAS E PASSAR PRA GENTE VC ESTÁ MUITO INSPIRADO QUANDO FALA DOS TALENTOS GOSTEI MUITO... OBRIGADA E FALE FALE SOBRE OUTRAS PARÁBOLAS OK ? ESTOU AGUARDANDO DEUS ESTÁ PRESENTE !

      Excluir
  9. Eu sempre encarei a palavra "banqueiro" como algo ruim, como um explorador, mas com sua visão, encotrei outros sentidos para esta palavra, aquele que multiplica seus don, parabéns, uma ótima visão, usarei esse artigo como base para minha próxima reunião na empresa, pois me parece muito apropriado.

    ResponderExcluir
  10. Temos que nos tornar banqueiros multiplicando seus donos e passando para os outros sem cobrar nada em troca, como diz um ditado polular ..sua mão direita não precisa saber o que sua mão esquerda faz ou dá para os outros...Otimo artigo espero que todos entendam e reflitam como estão levando sua vida.

    ResponderExcluir
  11. Coisas simples nos são ensianadas a todos os momentos. No entanto, se faz necessária a sensibilidade para perceber cada acontecimento desta ordem. Todos temos 'talentos' distintos uns dos outros, seja na forma ou na intensidade. E a todo momento de nossas vidas, precisamos fazer com que eles se ampliem e se multipliquem.

    Artigos como este nos faz reconquistar um pouco de senibilidade para vislumbrar este maravilhoso ensinamento do Mestre Jesus.

    Algo que aliás, este blog está transbordando ...

    Muito obrigada por abrir as janelas da sua alma para nós! Mais uma vez, nos trouxe um texto incrível, com uma explicação rica na pureza das palavras.



    (:

    ResponderExcluir
  12. vejo o que tudo pode ser otimo quando entendemos as coisas, eu as vezes num entendo as parabolas, mais gostei deste ponto de vista.

    ResponderExcluir
  13. Jesus disse que na Hora de nosso Julgamento cada um recebera de acordo com suas obras, se nos todos temos talentos devemos multiplica-los da melhor forma possivel principalmente dinfundindo a palavra de Jesus ao Mundo, pois nos dias de hoje so vemos os banqueiros como uma coisa ruim , corruptos ,gente que rouba o pouco dinheiro que a gente ganha com o suor de nosso trabalho mais vendo por esse ponto de vista que voce esta falando , muda completamente a nossa visao pelo menos para a explicação dessa parabola e da uma visao mais ampla do que devemos fazer no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  14. "O Homem é o centro da Economia. Mais ainda o seu Espírito Imortal tem a chave para a solução dos problemas político-econômico-financeiros. O Homem-Espírito é o imo da Economia altruísta. Trata-se do Capital de Deus em plena ação." (Paiva Netto)

    ResponderExcluir