quinta-feira, 13 de outubro de 2011

KAIZEN



Kaizen (do japonês , mudança para melhor) é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, seja na sua vida pessoal, familiar, social e no trabalho).
O lema é “hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”
Trata-se de uma filosofia de vida oriental utilizada pelas melhores empresas do mundo no que se refere a qualidade assegurada.

O tão famoso Sistema Toyota de Produção estudado por várias faculdades e empresas pelo mundo utiliza o Kaizen como sua filosofia tornando-se uma empresa modelo no sistema de produção.
Porém essa filosofia deveria ser estendida para nossa vida fora das organizações em que trabalhamos. A melhoria contínua só tem um objetivo que é a PERFEIÇÃO, mas será que é possível atingir a perfeição? Será que existe alguém que se considera perfeito? A resposta é simples e todos nós sabemos: NÃO, nem um de nós é perfeito, assim como nenhuma empresa e nenhum processo, todos temos falhas é por isso que o Kaizen é tão importante, pois se não existe ninguém perfeito, então sempre existirá o que melhorar e é ai que enfrentamos a primeira barreira, pois muitos de nós não conseguimos enxergar nossas falhas e existem dois fatores que impedem que o Kaizen funcione efetivamente: Comodismo e Pessimismo; comodismo, quando entramos em uma zona de conforto e acreditamos que não há mais o que melhorar e pessimismo é quando percebemos que precisa ser melhorado, mas nos julgamos incapazes de fazê-lo, ora se não há mais o que melhorar e se já foi feito tudo o que poderia ter sido feito, então não há mais sentido para se viver.
Pense, o que você tem feito para melhorar seu ambiente de trabalho? O que você tem feito para melhorar seu casamento, o que você tem feito para melhorar sua saúde? Acredite, é possível, você pode, você consegue ! Se não estiver dando certo, peça ajuda, tente de outra maneira, mas jamais desista, pois nenhum sonho é impossível, quando eu tinha nove anos eu coloquei em minha cabeça que escreveria um livro e naquele momento muitas pessoas me disseram que era impossível, que eu jamais conseguiria, que a vida de escritor não tem futuro, outras até me apoiavam, mesmo pensando praticamente a mesma coisa, mas eu acreditei e hoje eu consegui, meu primeiro livro chama-se Segredos & Conflitos e é um sonho realizado, um orgulho para mim, mas não pensem que estou satisfeito, pois sei que ainda tenho muito o que melhorar.

Para que o Kaizen funcione é necessário disciplina e mudança de cultura, é difícil mudar certos hábitos, é mais difícil ainda manter a disciplina que encontramos nos orientais, em especial nos japoneses, mas não é impossível, nada é impossível para aqueles que tentam.
Agora pensem nisso e a melhoria virá, no ambiente profissional e pessoal
Segue link para quem tiver curiosidade de conhecer meu primeiro trabalho:

http://www.clubedeautores.com.br/book/39439--SEGREDOS__CONFLITOS

7 comentários:

  1. A campanha do Presidente Obama, trouxe em seu slogan "Yes, we can" ("sim, nós podemos"), sintetiza bem seu post.

    Eu acredito todos nós podemos melhorar nossa vida com Boa Vontade, pois o próprio Jesus disse: "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial."

    ResponderExcluir
  2. Existe uma citação de Orison Swett Marden, que eu adoro. E que se encaixa muito bem, no conteúdo do seu texto:

    "As coisas não mudam, nós é que mudamos. O início de um hábito é como um fio invisível, mas cada vez que o repetimos o ato reforça o fio, acrescenta-lhe outro filamento, até que se torna um enorme cabo e nos prende de forma irremediável, no pensamento e ação."

    As mudanças são necessárias á todo momento. Desde hábitos simples como, mudar o percurso para o trabalho, e se surpreender com uma nova paisagem ou atos mais complexos como, sua posição diante ás adversidades que a vida proporciona a todo instante.
    Todas as nossas atitudes precisam de análises constantes, passar por um 'teste de qualidade' digamos. A evolução só parte através de um espírito revolucionário, e se mantém com muito esmero.


    Adorei o tema, e seu desenvolvimento. Alias, adorei seu livro também. A história é instigante, e nos transporta para o ambiente dos personagens. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parei com isso, agora mudei de vida e só tomo SKOL

    ResponderExcluir
  4. Excelente Post (com P maiúsculo kkk) só quero aproveitar o ensejo pra lebrar: O lema: “hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”....é o lema do nosso BLOG, quem escreve, lê nossos Posts ou somente nos visita, com certeza busca aderir esse lema em sua vida. E como diz um velho amigo: "Todo dia é dia de renovar nosso destino" pra melhor é claro! Abs e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Angela Marta de Souza17 de outubro de 2011 às 18:44

    Após ler o teu texto,JR VALADRES, a palavra que me veio á mente foi "RECRUDESCEDER" Concordo totalmente contigo tudo começa num sonho, uma ideiazinha que vai se avolumando em nossa cabeça e com atitude e força podemos tornar realidade. E não existe coisa melhor, que ver materializado um devaneio.

    Veja essa poesia da Cecilia Meireles e atente para a sua sutileza ao nos ensinar que nunca devemos desistir dos nossos sonhos . Olhe só o que acontece com quem desiste

    CANÇÃO

    "PUS MEU SONHO NUM NAVIO
    E O NAVIO EM CIMA DO MAR
    DEPOIS ABRI O MAR COM AS MÃOS
    PARA O MEU SONHO NAUFRAGAR .


    MINHAS MÃOS AINDA ESTÃO MOLHADAS
    DO AZUL DAS ONDAS ENTREABERTAS
    E A COR QUE ESCORRE DOS MEUS DEDOS
    COLORE AS AREIAS DESERTAS.


    O VENTO VEM VINDO DE LONGE
    A NOITE SE CURVA DE FRIO
    DEBAIXO DA ÁGUA VAI MORRENDO
    MEU SONHO DENTRO DE UM NAVIO.


    CHORAREI QUANTO FOR PRECISO
    PARA FAZER COM QUE O MAR CRESÇA
    E O MEU NAVIO CHEGUE AO FUNDO
    E O MEU SONHO DESAPAREÇA


    DEPOIS TUDO ESTARÁ PERFEITO
    PRAIA LISA ,ÁGUAS ORDENADAS
    MEUS OLHOS SECOS COMO PEDRA
    E AS MINHAS DUAS MÃOS QUEBRADAS."

    CECILIA MEIRELES

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, parbéns pelo post nos trouxe uma visão nova sobre o assunto, muito bom mesmo, aliás o blog está de parabnes muita coisa legal p gente ler bom mesmo

    ResponderExcluir