domingo, 18 de setembro de 2011

* * * M Ú S I C A * * *

Hoje (18/09) é dia de aniversário...

É até complicado começar a falar de algo que a gente ama...
Às vezes parece tão fácil, mas é tanta coisa que só posso dizer: PARABÉNS!!!

Não é qualquer dia que podemos dizer que um álbum, um disco, uma jóia desse quilate seria tão importante e SEMINAL e que ainda por cima refletisse inteiramente a obra de um artista, na verdade de jovens e pobres artistas (na época), a sua grandeza e tudo isso apenas no segundo trabalho, em apenas um LP...

Enfim, os números falam por si, o trabalho que hoje trago a vocês possui estas marcas:


1º lugar na Inglaterra (UK) - Certificado 6 x Platina (UK)

5º lugar na Noruega (NOR)
12º lugar nos Estados Unidos (US) 4 x Multi-Platina (US) + Platina (Canadá)

Bem, se não sabe ainda do que estamos falando, eis que no dia 18 de Setembro de 1970, era lançado na Inglaterra (no mercado americano foi lançado no dia 7 de Janeiro de 1971), país de origem, o disco: PARANOID, da lendária banda BLACK SABBAH!

Uma coincidência triste; o disco era lançado exatamente no dia da morte de Jimi Hendrix, mas, como toda tragédia traz um lado positivo; o mundo musical perdia um grande talento canhoto que deixava sua marca na história e ganhava mais um talento canhoto que iniciava aí sua trajetória cravando na história o referido disco.

Um americano negro, um inglês operário que perdeu a ponta dos dedos, ambos canhotos, enfim, sem cores, sem geografias, sem limites, a música é algo universal, o que importa, neste momento é dizer que ambos são geniais...

Paranoid é um disco que mostrava o que viria a ser a lenda, o dinossauro Black Sabbah; nota-se que para a época, o disco tinha um peso descomunal, letra politizadas, vários temas, que até então as bandas da época nadavam em outras direções...

Enquanto bandas como Deep Purple e Led Zepellin nadavam em águas cristalinas, Black Sabbath com seu som sujo e cru nadava nos pântanos das emoções raivosas, tudo isso transformado em música pesada, digamos MUITO pesada, tanto que é por muitos denominada o banda criadora do HEAVY METAL!!!

Para se ter uma idéia, um disco que contava com apenas oito canções, padrão até normal para discos da época, lembrando que se tratava de LP, pouco espaço, enfim, temos aí, uma música instrumental, uma que hoje definiríamos como balada sobram então seis PAULADAS...

O disco era dividido assim:



• Todas as canções por (Iommi/Osbourne/Ward/Geezer)

LADO A

1. "War Pigs" 7:57
2. "Paranoid" 2:52
3. "Planet Caravan" 4:34
4. "Iron Man" 5:56

Lado B

5. "Electric Funeral" 4:52
6. "Hand of Doom" 7:09
7. "Rat Salad" 2:39
8. "Fairies Wear Boots" 6:14

O disco Paranoid teve 4 singles sendo eles:



"Paranoid" Lançado em: 1970; mais "Iron Man", "War Pigs" e "Fairies Wear Boots" Lançados em: 1971.



Várias dessas músicas ainda hoje são clássicos imortais, foram regravadas por uma quantidade razoável de artistas e no próprio disco Reunion de 1998 do Black Sabbah; cinco delas foram tocadas naquelas ocasiões em que as músicas foram gravadas, sendo os 4 singles mais a sombria Eletric Funeral; ficando de fora apenas as já citadas música instrumental: Rat Salad, a pseudo balada imortalizada pela banda PANTERA: Planet Caravan, que fez inclusive um lindíssimo clip para a canção e rendeu vários prêmios e foi muito exibido pela MTV (inclusive no Brasil) e Hand Of Doom, que a banda SLAYER fez uma versão contida na coletânea Tributo ao Black Sabbath: Nativity In Black Vol. II.

Só pra finalizarmos, Black Sabbah e seu disco Paranoid, podemos dizer assim, conseguiram abrir a porta do mundo com este disco; tanto que na festa do Jubileu da Rainha da Inglaterra em 2002, que teve vários artistas renomados, Ozzy Osbourne e Tony Iommi tocaram a música Paranoid, acompanhados por um sorridente Phil Collins na bateria; momento imortalizado no DVD Party At The Palace (The Queen’s Concerts, Buckingham Palace); e é de arrepiar; ainda mais por sabermos que tem uma senhora ali, com seus filhos e netos (Príncipe Charles e filhos), todos eles ovacionando, batendo palmas e vibrando com essa verdadeira paulada...
Fora isso o disco Paranoid está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame!



Foto do interior da capa dupla do LP "Paranoid" - Importado


Fico por aqui, até a próxima, que virá com Whitesnake & Judas Priest
e mais o show do Zé Ramalho no último dia 17/09...

Deixem um comentário, mandem um email, indique aos amigos, inimigos, enfim, fiquem à vontade, este espaço é de todos vocês!!!




Abraços e até a próxima.






Betho "SABBAH" Henrick

6 comentários:

  1. Amigo, Betho! Grada e nobre surpresa este texto limpo e bem escrito que transmiti com clareza a importância da banda Black Sabbath, mesmo para bandas de cunho cristão como a Barren Cross por exemplo.
    Eles realmente foram e são importantes para todos que desejam fazer música rock e heavy de qualidade.
    God Bless you my frindy/Dieux tu benisse mon ami!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, ficou ótimo, apesar de eu ser suspeita para comentar....rsrsrs
    Mas como todos os textos que já colocou aqui no blog este também ficou maravilhoso. Um texto simples e bastante completo!!
    Parabéns amore...

    ResponderExcluir
  3. E um assunto que só pode dizer quem conhece bem , como vc Bethao ,,, , que cresceu junto com o metal ,gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a banda .

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, à altura da importância do Black Sabbath para o rock & roll. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, excelente texto. Descreveu à altura uma mega banda que marcou várias gerações. Muito legal a forma como você entende, sabe falar tão detalhadamente sobre cada uma banda que você é fã. Isso só me faz acreditar que você é um rockeiro nato.
    Beijos.
    (Josy)

    ResponderExcluir
  6. Betho, parabéns pelo texto muito bem escrito que até mesmo quem não curte esse nipe musical, pára pra ler pela boa composição textual...Abs e sucesso sempre!

    Obs: Escreva sempre é a melhor forma de documentar aquilo que sabemos, apreciamos e o melhor....pode abrir a mente de muita gente!

    ResponderExcluir