domingo, 28 de agosto de 2011

A Felicidade




 Felicidade, um sentimento tão belo, tão simples e tão singelo, mas por que muitas pessoas não conseguem alcança-lá?
 Será que no mundo atual, onde temos uma pressa exagerada e tudo tem que ser imediato não sobra tempo para investirmos em nós mesmos, em nossa felicidade? Para responder a essas questões, primeiro precisamos saber o significado da palavra "felicidade".
  Se buscamos a origem da palavra iremos encontrar a seguinte resposta:
Em latim, a palavra felix (genitivo felicis) queria dizer - originalmente - "fértil", "frutuoso" ("que dá frutos"), "fecundo". Veja-se a propósito, nos mapas antigos, a "Felix Arabia", nome das terras habitáveis do Oriente Médio, em oposição ás terras do deserto lá existentes. Mais tarde, por extensão metafórica do sentido, já que o que é fértil também é propício, favorável, felix tornou-se -sinônimo de "afortunado", "alegre", "satisfeito". A raiz de felix é indo-europeia: *dhe(i) "amamentar" - que deu também, em L., as palavras filius, "filho", fecundus, "fecundo" (sinônimo de fértil) e femina, "fêmea" (aquela que amamenta). [LATIM FELICITAS "felicidade" LATIM (g)nobilis, "que se deve conhecer", "conhecido", "famoso", nobre.]
 Se procurarmos no dicionário, ele nos trará de forma mais simples, nos dando inclusive sinônimos para melhor entendermos:
felicidade sf (lat felicitate) 1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem aventurança. Sinônimos: boa sorte/ fortuna/ ventura

Mas será que isso basta para encontrarmos a resposta? Se você respondeu que sim, com certeza ainda não encontrou, felicidade é um sentimento e como tal não pode ser explicado, não existe um porquê ou uma fórmula padrão para seguir. Então nos deparamos com outro dilema, onde e como eu posso encontrar a felicidade em minha vida?
 A resposta está dentro nós, a felicidade pode ser alcançada por qualquer pessoa, mas não me refiro a felicidade momentânea, aquela que adquirimos com bens materiais, como dinheiro, fama, beleza, carro, casa, etc, esse sentimento não é felicidade e sim de alegria, existe uma diferença, alegria é algo passageiro, é bom, mas dura por pouco tempo, enquanto que felicidade é um sentimento nobre, pois é contínuo, e quem a encontra, não a perde com facilidade. O caminho para encontrar a verdadeira felicidade está em Deus, a fé nos fará realmente felizes, falo isso com propriedade, não é demagogia, misticismo ou coisa parecida, tenham a certeza que a fé em Deus é uma realidade que nos fará felizes, quando praticamos a caridade, quando ajudamos o próximo, todas as vibrações boas que aquele bem trará, são benefícios inimagináveis, maiores até do a ajuda que você concedeu, por isso afirmo que existem várias formas de ser feliz, desde de que todas elas levem á Deus.
Por isso pergunte a si mesmo: eu sou realmente feliz? E seja sincero com sua resposta, faça uma reflexão e veja se algum dia em sua vida você já fez algo de que se orgulhasse e que deixou outras pessoa feliz, se a resposta for NÃO, então o que você está esperando!? Se você não é feliz, busque a felicidade, agarre-a com unhas e dentes, por isso proponho aos nossos colegas leitores uma corrente, a corrente da felicidade:
" - Faça uma pessoa feliz*. - esse é o primeiro passo para que a nossa busca traga resultados favoráveis. Agora respondam, o que te faz feliz?
 E lembrem-se:
" Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."
Mahatma Gandhi




10 comentários:

  1. Opa...aí sim!
    Obrigado pela colaboração, vou iniciar a divulgação pelo Twitter...Parabéns tá excelente!
    Fico "Feliz"!

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Jaques, muito bom seu post, a felicidade é um sentimento nobre que todos queremos ter, mas que não sabemo como alcançar, espero que a sua "dica" nos ajude a buscar o caminho

    ResponderExcluir
  3. Eu já to dentro dessa corrente !!!!!!!
    Ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Jaques a felicidade para mim é estar de bem com a vida e comigo mesma, e hoje eu posso me considerar muito feliz não por que tenho um emprego, casa ou algum estatus, mais por que consegui minha maior realização interior a geração do meu primeiro filho eu acho que para uma mulher não existe maior felicidade que ver aquele sorriso puro e inocente de nosso filho, gerando de um milagre tão grandioso feito por Deus, por isso hoje eu encontrei a felicidade a minha felicidade.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jaques, ótimo post, quanto tempo não te vejo hein? felicidades pra toda família...
    Tem pessoas que usam o slogan "o que faz você feliz?" para que as pessoas sejam felizes sendo consumidoras, porque a maioria das pessoas acredita que a felicidade está no "si", si eu tivesse dinheiro, um pessoa amada, filho, casa própria, (e assim por diante...) EU SERIA FELIZ... mais como foi bem observado por você, caro Jaques a felicidade está dentro de nós e a corrente que você lançou é no que mais acredito na vida, pois como disse Alziro Zarur: "O ser humano foi criado de tal forma que ele só pode ser FELIZ praticando o bem....

    ResponderExcluir
  6. cara a felicidade não existe não, as pessoas mentem, deixam agente chateado, e tudo parece que não dá certo.

    eu vejo povo que rouba que engana e esses se dão bem, porque isso acontece?

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo anôinimo, a felicidade exite sim, essas pessoas que pensam que "estão se dando bem" prejudicando o próximo, na verdade só estão se afundando ainda mais em profunda tristeza, pode ter certeza, quantas pessoas ricas e famosas não se jogam no mundo das drogas, quantas pessoas ricas e que teoricamente "se deram bem na vida" e que mesmo assim reclamam que são infelizes, existe injustiça no mundo sim, mas a justiça tem que partir de nós, eu e você podemos começar a mudar o mundo. Obrigado por seu comentário e lembre-se do meu lema: " Fazer o certo à partir de mim", ou seja, mesmo que as coisas sejam feitas de maneira errada e cheguem para mim da pior maneira possível, como em uma linguagem de futebol " a bola quadrada", eu não posso manter o erro e acreditar que não tenho nada a ver com isso. Fazer certo à partir de mim.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo post jovem escritor

    ResponderExcluir
  9. Muito bom mano!!!Gostei pois você apontou para o princípio da felicidade, que é Deus, aliás o princípio de todas as coisas. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Podemos ter momentos alegres e momentos tristes de acordo com as circunstancias Mas a felicidade deve ser um estado de espírito e que não se abala com fatores externos ela é inerente e pertence a cada um e vem de Deus e por isso não ha coisas materiais e sazonais que possam interferir .

    ResponderExcluir