quarta-feira, 1 de junho de 2011

“Omnia mea, mecum porto”


“Omnia mea, mecum porto”, ou seja, “o que é meu, levo comigo”, Bias, um dos Sete Sábios da Grécia*.

Este filósofo grego em determinada situação teve que fugir da cidade em que vivia, levando consigo apenas a roupa do corpo que vestia, e disse: “O que é meu, carrego comigo.”Ou seja, Bias não estava preocupado em levar nada de suas posses materiais. E por que? Porque o conhecimento que ele possuía, na forma de valores morais, intelectuais e espirituais, era suficiente para proporcionar a ele, em qualquer lugar em que ele estivesse ou para onde ele fosse, a conquista dos bens materiais que necessitasse.
Então, isso tem uma sinergia com o conhecimento espiritual, fazendo com que nós não nos tornemos escravos das coisas materiais, porque pelos dons espirituais nós somos capazes de multiplicar tudo aquilo de que necessitamos para vivermos com dignidade, em conformidade com a nossa condição de filhos de Deus.
Nós sabemos que tudo aquilo que é material pode ser criado, pode ser multiplicado quando nós conhecemos a origem e a essência das coisas espirituais. Se você precisa de saúde, você pode gerar, multiplicar, e manter a saúde. Se você precisa de recursos financeiros, você saberá atrair essas finanças para a realização de um fim proveitoso, como bem diz o Apóstolo Paulo. Então, na realidade o conhecimento e principalmente o desenvolvimento desses carismas é a própria finalidade de estarmos reencarnados aqui na terra.
E não há como comprar o dom dos outros. O que você precisa é interiorizar-se e realizar exercícios, atividades e meditações que lhes proporcionarão um desenvolvimento correto e sábio dos dons que já estão em você. Ou seja, você será capaz de manifestar esses dons com os quais você foi criado por Deus.
Veja, por exemplo, o caso de uma pessoa que se dispõe a ser alterofilista, e quer levantar pesos. Se essa pessoa não começar a praticar os exercícios recomendados pelo seu treinador para desenvolver esta aptidão, se ela não começar a levantando pesos menores até chegar aos maiores a cada dia, não terá sucesso, não poderá conquistar futuramente medalhas de ouro em uma competição, como pór exemplo as Olimpíadas. Assim também ocorre quando falamos a respeito dos dons espirituais. Se nós não praticarmos, se não exercitarmos, não teremos a manifestação deles em nossa vida.
Por consequência nossa vida se torna muito mais árdua, muito mais difícil, você luta para resolver os problemas mais os problemas teimam em não serem resolvidos; e é aí onde você sofre. Sofre por falta de conhecimento, sofre por falta de informação adequada, sofre porque não desenvolveu com sabedoria e correção os dons espirituais que estão à sua disposição (dentro de você), e que há esta possibilidade à seu dispor dependendo apenas da sua atitude.
É para isto que nós estamos aqui no planeta Terra!
O que ocorre muitas vezes é que nós temos sido ao longo da vida humana condicionados para uma vivência unicamente materialista, e assim não desenvolvemos os talentos espirituais, a capacidade espiritual de que somos dotados. Exemplos: Ao orar por alguém que necessita (e quem não necessita??) você está desenvolvendo o Don da caridade espiritual em prol de alguém. Todos os seres humanos possuem os Dons, todos! Só que alguns se esforçam para revelar ou para manifestar esses Dons e outros, não.

Abraço a todos!

*(A tradição grega ensina que a maioria das máximas e preceitos conhecidos por todos, eram atribuídos aos “sete sábios da Grécia”, homens que viveram no período compreendido entre 625 e 500 a.C.. Eles tinham grande prestígio e influência entre os seus contemporâneos, e eram dotados de tamanha sabedoria que alguns de seus ensinamentos foram inscritos nas paredes do templo de Apolo, em Delfos. A lista desses sábios variou com o passar dos tempos, mas segundo Platão, filósofo grego que viveu de 428 a 348 a.C., eles eram Tales de Mileto, Periandro de Corinto, Pitaco de Mitilene, Bias de Priene, Cleóbulo de Lindos, Sólon de Atenas e Quilon de Esparta.)


16 comentários:

  1. Acredito que sim todos tem dons, so que alguns mais aguçados outros nem tanto, temos q trabalha-los pra cada dia melhorar...

    ResponderExcluir
  2. Rafael, parabéns pelo post, concordo! Acredito que os dons espirituais são natos ao ser humano mas a manifestação desses dons dependem da disciplina em viver o BEM em favor do próximo da melhor forma que nos for possível, à partir daí a materialização dos bens necessários e merecidos a cada um se dá como consequência disso. Obrigado por ajudar nosso blog, continue assim, sucesso!Abs

    ResponderExcluir
  3. "AS COISAS QUE SORTE ME DEU
    LEVOU-AS TODAS CONSIGO
    MAS O QUE TENHO DE MEU
    GUARDO PARA SEMPRE COMIGO"
    (

    O DOM DE CADA UM NÃO PRECISA SER UM FENÔMENO ESPETACULAR. POR MAIS DESPREZÍVEL QUE ALGUEM POSSA PARECER ELE SEMPRE TEM ALGO QUE VAI AGRADAR ALGUEM.
    NÃO PRECISAMOS QUERER SER MAIS DO QUE NINGUEM
    O QUE PRECISAMOS É SER MELHOR EM NÓS MESMOS E
    BUSCAR A PRÓPRIA SUPERAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. é possível ter mesmo dons espirituais? como ver o futuro? saber sobre vidas passadas? falar outras línguas? curar uma pessoa?

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo paulo:
    Desenvolvidos correta e sabiamente esses Dons Espirituais, a pessoa torna-se capaz de realizar aquilo que para o ser humano em geral é considerado impossível do ponto de vista material. Tudo aquilo que nós consideramos impossível ser realizado, como por exemplo, alguém curar uma pessoa pela imposição de mãos, torna-se possível. E como isso é possível? Você chega, faz uma oração, dirige as mãos para a pessoa enferma, e através dos fluidos ali transmitidos a pessoa fica curada. Isso para muitos é impossível. Porém aquele que desenvolveu correta e sabiamente os Dons Espirituais é capaz de realizar a cura de enfermidades. Outros exemplos: Uma pessoa que nunca estudou idiomas além do seu, é capaz de falar em idiomas que não estudou para isso. Uma outra pessoa é capaz de olhar e enxergar o futuro, e dizer: “O futuro será assim”. Então aquilo que parece impossível acontecer porque humanamente, materialmente isso não pode se realizar, na posse dos Dons Espirituais isso torna-se plenamente possível.

    ResponderExcluir
  6. Para que o DOM ESPITITUAL se manifeste e atinja o ponto máximo é preciso que tenhamos uma vida correta e disciplinada e que estejamos prontos para servir .
    Com fé caridade e principalmente amor, amor incondicional pelos nossos irmãos.Por todos os nossos irmãos sem restrições. Devemos nos questionar intimamente -Posso perdoar alguem que me causou um grande mal ? -Doaria a minha vida para alguem? Nem precisaria ser a vida toda mas algum tempo ou que fossem alguns momentos mas teria que ser uma doação total alegre e verdadeira ? Deixaria de comer ficaria com fome e entregaria a minha ultima comida para alguem que nem conheço ? Tiraria algo que me faria falta e daria para alguem que tivesse me prejudicado ? Enfim, sou altruísta ?
    se as respostas forem NÂO ou TALVEZ então devemos esquecer os dons. Os dons que temos e todos nós realmente temos, dons grandes ou pequenos ,não são para o nosso próprio proveito e sim para os outros, e digo mais ninguem cura ninguem JESUS disse "Tua fé te curou" O que podemos fazer é despertar a fé que ja existe dentro de cada um e para isso muitas vezes só precisamos nos doar amorosamente com um pequeno gesto um olhar um sorriso um abraço

    ResponderExcluir
  7. Na Epístola aos Coríntios 12: 1,4 a 11:
    “Acerca dos dons espirituais:
    (1) A respeito dos dons espirituais, não quero, Irmãos, que sejais ignorantes (...)
    (4) Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.
    (5) E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.
    (6) E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.
    (7) A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.
    (8) Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;
    (9) a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;
    (10) a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.
    (11) Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”

    ResponderExcluir
  8. gostei mto do tópico, vou acompanahr mais de perto este blog.

    Ricardo Lopes

    ResponderExcluir
  9. Amigos para receberem as novidades do nosso Blog, incluam seus e - mails na aba: "Siga o nosso Blog através de seu e - mail", que fica na parte inferior do blog. E sempre que houver um post novo recebe uma notificação!

    ResponderExcluir
  10. CONCORDO PLENAMENTE TODOS ESTAMOS NA TERRA POR UM PROPOSITO.........

    ResponderExcluir
  11. COMO SABER A QUE VIEMOS , E PRA QUE SERVIMOS?

    ResponderExcluir
  12. todos temos esses dons espirituais? como saber?

    ResponderExcluir
  13. que tipo de exercicios devemos fazer para saber qual o nosso dom? se é que temos algum.

    ResponderExcluir
  14. Os bens materiais qualquer um tira de vc, mas o alimento para o Espírito vc leva para eternidade.

    ResponderExcluir
  15. Manos Anônimos, obrigado pelas indagações, vamos sugerir algumas respostas (Leia tudo hein!rsrsrs):

    1 - A que Viemos à Terra? R: Para evoluir, cada um de uma certa forma, em alguns aspectos específicos, mas todos tem esse objetivo: Evoluir. Basta observar que logo aprendemos a falar e andar, aprendemos a não fazer "coisas" nas calças, pense bem nisso: Você acha lógico não evoluir? O mundo nos força à isso! É contrário à natureza do Ser Humano não progredir, veja o exemplo da Medicina, Religião, Política, os animais evoluem, tudo evolui mas nem sempre fica claro aos nossos "olhos", à nossa percepção...que também precisa melhorar (evoluir).

    2 - Pra que Servimos? R: Para dar continuidade e manter toda a criação Divina, pois assim estamos aprendendo como cultivar a vida, até que "um dia" venhamos a nos tornar criadores em menor escala, pois Deus sempre será o Maior Criador do Universo, e se vc entendeu o que eu disse até aqui sobre evolução, o motivo de Deus ser o Maior fica claro!

    3 - Dom Espiritual, todos temos? Como saber? R: Sim todos temos. O maior problema é que pensamos que dom espiritual é algo mágico, algo que tem que ser "paranormal" e não é! Dons espirituais são coisas simples que possuimos dentro de nós e decidimos exteriorar, exercer, praticar, coisas que a própria ciência comprova trazer benefícios, mas que são atitudes comuns. Exemplo: Psicólogo Americano Fred Luskin comprova o benefício do Perdão, Revista Scientific American publica estudo que conclui que Meditação traz benefícios à saúde. E por fim leia o artigo "A ciência prova: a fé ajuda a viver melhor", artigo de Gláucio Soares. Portanto; Ter fé, perdoar e meditar(ou orar), são dons que escolhemos desenvolver ou não, mas que todos temos dentro de nós como possibilidades. Então esses são dons que possuimos independente de Religiosidade.

    E como reconhecer esses dons? É simples, você reconhece a necessidade de PRATICÁ - LOS e ao praticar, você passa a reconhecer seus benefícios, então você RECONHECE os Resultados. Dons como: Clarividência, Clariaudiência, Sensitividades diversas, são consequências da prática de dons como os que já citei (Perdão, Fé, Meditação (oração)etc, e o entendimento dos seguintes fatos: Primeiro: Entenda que necessita EVOLUIR, depois: Entenda que para EVOLUIR você tem que desenvolver seus dons (Perdão, Meditação, Fé, Trabalho, Caridade etc) e por fim: Entenda que a "Natureza não dá saltos", isto é, o resultado não é instantâneo. A PACIÊNCIA também é um DOM! Resultado: Você aprenderá que o único DOM necessário, você já possui e foi dado por Deus, O Dom da Vida, o restante (que for necessário) você conquistará com o tempo! (Detalhe: Você terá aprendido que o TEMPO é outra dádiva Divina, portanto, não perderá tempo e começará a mudar sua vida agora e renovar - se a cada dia)

    ResponderExcluir
  16. Essa busca pelos manifestação dos dons espirituais, abrindo mão dos bens materiais que conforme mostrado pelo Pedro Rafael podem ser reconquistados com facilidade, é uma busca difícil, é como um vício que mesmo que a pessoa saiba que lhe faz mal, não consegue largar. Por isso meu irmão, parabéns pelo seu post, eu concordo com você e espero um dia chegar nesse grau de evolução e fé.

    ResponderExcluir