quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como salvar uma vida!!!!

Qual a razão de tanto sofrimento?

Irresponsabilidade...
Falta de amor... de bom senso...
Indiferença...
Egoísmo...
Falta de respeito... de compaixão...

Tudo isso e muito mais...

Infelizmente todo sofrimento é causado por nós mesmos; aos outros, a nós mesmos e aos animais...

E por quê um animal sofre tanto? E justo pelas mãos de quem deveria auxiliá-lo em sua evolução espiritual?

O que ele fez de errado? Foi um erro ter nascido? E porque então deixaram que ele nascesse se não iriam querer cuidar dele?

Será que é porque as pessoas infelizmente, ainda nos dias de hoje, pensam que o animal é como um objeto, que quando não serve mais se joga fora?

Só esquecem que esse objeto tem VIDA!

E porque será que não se importam? Será porque “é uma vida inferior, afinal eles não pensam?”!

Mas, os animais pensam, sentem e demonstram sentimentos!

Será que somos tão insensíveis que não percebemos? Ou preferimos não ver para não termos responsabilidades!

Se tivéssemos um pensamento universal, ou um pouco mais evoluído, compreenderíamos que somos todos responsáveis por todos! Que deveríamos nos ajudar mutuamente para que todos possam aprender, melhorar e crescer.

Eu sei que mudar hábitos e pensamentos não é fácil, mas precisamos analisar nossas atitudes, nossa maneira de encarar a vida, uma vez que estamos nesse mundo por algum motivo, que penso ser, muito maior do que simplesmente acordar, trabalhar, se divertir, comprar coisas, dormir e... uma hora morrer!

Dessa forma devemos fazer alguma coisa de bom para alguém, para o mundo, para nós mesmos, e cabe a cada um escolher qual será a causa que irá abraçar, a quem irá auxiliar, onde poderá ser útil!

Eu decidi ser útil e ajudar os animais...

Portanto quero agradecer pela oportunidade de hoje poder escrever sobre esse assunto no Blog, onde de alguma maneira pretendo ser útil repassando e compartilhando conhecimentos com todos aqueles que têm um ideal na vida, que buscam uma melhora pessoal e espiritual.

Nessa “Coluna Animal” teremos dicas, relatos, orientações e tudo o que vocês tiverem interesse e que também seja importante divulgarmos sobre nossos pequenos irmãos.

Nessa primeira postagem quero dar continuidade à pergunta feita logo no inicio:

“O que ele fez de errado? Ter nascido? E porque então deixaram que ele nascesse se não iriam querer cuidar dele?”

Vamos conversar um pouco sobre a necessidade e os benefícios da castração.

Fruto de crias indesejadas, milhares de filhotes são deixados à própria sorte e morrem antes mesmo de completarem um ano de vida, porém antes de morrerem sofrem com o frio, a fome, o medo e diversos tipos de maus-tratos.

Por desconhecimento muitos acreditam que antes de efetuarem esse procedimento uma fêmea deve ter ao menos uma cria e que um macho deve cruzar ao menos por uma vez, porém isso não passa de lenda e tais informações se prestam apenas para gerarem novas ninhadas indesejadas.

Muitas pessoas pensam que os machos não precisam ser castrados já que eles não “levam” o problema para casa, porém, podem se machucar em brigas diversas pela disputa da fêmea, adquirir muitas doenças, entre outras coisas.

Um dado muito importante é que uma só cadela pode originar, direta ou indiretamente, 64.000 (sessenta e quatro mil) cães num período de seis anos!!! Já para os gatos, este número é assustador, uma vez que em 7 anos, estima-se que podem se originar 420.000 (quatrocentos e vinte mil) herdeiros!!!!!!!!!!

É recomendada a esterilização antes da puberdade, a partir de 02 meses de idade.

Mas, no que consiste a castração?

É a retirada do útero e do ovário, e no macho, dos testículos.

Muitos ainda pensam e dizem: Mas que judiação!! Porém reflita que se você não tem a intenção de deixá-los “cruzar” isso também é um sofrimento, uma vez que o instinto irá cobrar uma coisa que eles estão proibidos de fazer.

Isso irá ocasionar stress, nervosismo e, para quem tem mais de um animal, agressividade entre eles o que irá resultar em brigas, possíveis machucados e despesas desnecessárias.

E os benefícios são:

Para as fêmeas:

• Reduzem em mais de 90% as chances de terem câncer de mama;
• A recuperação pós-cirurgia é rápida, necessitando apenas de alguns dias de atenção para a completa cicatrização;
• Evitará que uma legião de machos seja atraída à sua porta;
• Elas não tentarão fugir e não terão mais CIO, ou seja, não menstruará mais;
• Estará evitando a PIOMETRA, que é uma infecção no útero, que atinge em média 60% das fêmeas.

Para os machos:

• Deixarão de fugir tentando ir atrás das fêmeas, terão menos necessidade de marcar território com urina, porém continuarão guardião da casa e da família;
• Evita a inflamação da próstata e dos testículos, e até mesmo o câncer.

Outra recomendação IMPORTANTE é que a castração deve substituir definitivamente a INJEÇÃO anticoncepcional (hormônio), infelizmente ainda tão popular entre as pessoas por estas acharem que o custo é menor.
Porém não é bem assim, já que terão que comprá-la por longos anos e a castração depois de realizada será por toda a vida do animal.

Veja porque NÃO utilizar a injeção:

1. Ela pode provocar a PIOMETRA que pode levar o animal a óbito, já que os sintomas, corrimento discreto de secreção amarela, podem não ser percebidos pelos seus tutores.

2. É uma das principais causadoras de tumor de mama, infecção uterina e tumores uterinos e de ovário, além da predisposição de doenças endócrinas, e provocando a resistência insulínica, provocando o surgimento da diabetes mellitus.

3. Também pode ser observada falha, ausência ou descoloração do pelo no local da aplicação.


Bom, após entender que o melhor a ser feito é a esterilização, você pergunta:

Onde fazer?

Verifique se a Prefeitura de sua cidade já não realiza esse procedimento gratuitamente, através dos Centros de Controles de Zoonoses.

Ou junto a ONG´s ou veterinários solidários.

Mas se tiverem quaisquer dificuldades me escrevam que, com certeza, juntos resolveremos essa questão!

Obrigada e até a próxima.
Denise!!

"Comece por fazer o que é necessário, depois o que é possível e de repente estará fazendo o impossível.”
(São Francisco de Assis).



Nessa foto está uma de nossa filhotas, um exemplo de vida e superação para aquelas pessoas que acham que em casos como o dela o melhor remédio é sacrificar o animal!!!!

Um comentário:

  1. Denise, parabéns pelo post e obrigado por colaborar com nosso blog. Excelente post aliás, repleto de boas informações sobre os benefícios e a importância de castrar nossos "amiguinhos". Aliás considero isso uma grande caridade, pois é muito triste ver animais abandonados ou mal tratados. Suas postagens em nosso blog serão de grande ultilidade pública, pedirei o auxílio para que todos que colaboram com nosso blog ajudem na divulgação. Obrigado, parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir