terça-feira, 17 de maio de 2011

A RODA DO DESESPERO

Estresse, o século XXI é tomado por essa doença, que atinge ricos, pobres, crianças, jovens, adultos e a terceira idade, nas repartições públicas ou privadas, no trânsito, nos comércios, até nas praças e nos momentos de lazer, grandes e pequenas cidades compartilham desse mesmo mal, pessoas cansadas, sem paciência, ansiosas, irritadiças, vivem no limite de uma vida em circulo na maioria das vezes, a rotina transforma a vida monótona, mesmo que nessa rotina diária a pessoa exerça várias funções, diversas tarefas, porem não existe um tempo para a reflexão daquilo que se está fazendo, quando a pessoa não se permite um tempo um espaço para se interiorizar, um momento de reflexão de auto análise o uso de energia inútil, sim inútil.

você corre tanto para que? Qual o seu objetivo? Aonde quer chegar? Quais são suas metas? Está trilhando a estrada certa para a conquista dos seus sonhos e ideais? Essas são uma das perguntas que a humanidade tem que se fazer. Para onde vou? Se continuar a agir como uma besta ambulante sem eira nem beira, irá para o cemitério logo, logo. Qual o segredo para uma vida equilibrada? Onde se possa desfrutar dos prazeres do trabalho, onde você se sente útil e eficiente naquilo que sabe realizar de melhor, entre sua família por que ela é base sólida de uma sociedade mais harmoniosa, já que; educação, cultura, segurança, saúde, trabalho, e tantas outras coisas das quais a sociedade precisa para viver começa em casa, uma família bem estruturada, forma pessoas conscientes de seus papéis, concisas de seus direitos e deveres, construindo assim um conjunto social onde o respeito e a solidariedade são à base da convivência.

O capitalismo é um dos culpados dessa grande doença, não sou contra o capitalismo, sou contra o uso extremo dele, vemos exemplos como o do Japão, onde milhares de jovens vivem nas bases de um regime cansativo, excessivo, pois a meta de vida estabelecida pelos padrões culturais das famílias japonesas incita que o jovem tenha uma boa formação intelectual para ter um bom emprego, isso requer dedicação, e empenho, porque o mercado de trabalho japonês é concorridíssimo, grandes grupos macronomicos dos setores de tecnologia buscam e pagam excelentes salários para quem se destacar mais. Porém essa busca tem causado um problema para o país, o índice de suicídio nas cidades japonesas vem crescendo a cada ano, isso se deve a grande pressão que esses jovens sofrem, acabam sendo obrigados a seguir alguns padrões que na maioria das vezes não lhes é favorável, pois o que querem de fato é aproveitar mais a vida, não só lutar por um bom espaço no mercado de trabalho, isso tem gerado grande desilusão, pois os jovens japoneses dizem estarem vazios, ocos, vivendo como se fossem objetos sem vida, pois não vivem sua individualidade, e sim um padrão pré-estabelecido de vida.

E é isso que tem causado o suicídio de milhares de jovens, que não suportam a pressão exercida pelos próprios familiares, que lhes impõem a falsa idéia de “bens sucedidos”. E isso acontece na sociedade como um todo, existe o suicídio em massa não o ato de suicídio, mais o de interromper o desenvolvimento do bem viver, a plenitude da vida, a capacidade de ir alem daquilo que lhe é pedido, que lhe foi oferecido como oferta de sonhos realizáveis, hoje de modo geral qual o maior objetivo das pessoas? Ter uma boa colocação no mercado de trabalho, para ter um bom salário, para comprar um bom carro, uma boa casa ou apartamento, depois disso trabalhar mais para comprar uma casa na praia, tudo isso é muito bom, é excelente mostra que as pessoas são capazes de realizar seus desejos, todos necessitam de uma casa para ter como se proteger das intempéries do tempo e para ter onde repousar o corpo, de um carro para se locomover, se bem que com a oferta expressiva do mercado, as calçadas que por enquanto são usadas por pedestres estarão cheias dele, não há mais espaço nas ruas.

E com todas essas metas de consumo cumpridas, sempre surgiram outras, por quê tudo isso enjoa, e torna o ser vazio, já parou pra pensar por que você vive em meio a outros seres, assim iguaizinhos à você? Qual o seu papel no meio de tantos outros? Já parou pra pensar sobre para o que de fato você serve? Estima-se tanto uma boa posição social e vive estressado, de que adianta? Se quando vai para sua casa na praia para descansar volta mais aborrecido, pelo fato de ter pego um enorme trânsito quando desceu a serra de que adianta? De que adianta enganar, roubar, mal tratar, mentir, passar por cima dos outros, se quando está na posição que almejava sente que nada disso tem sentido, e que pensou que era isso que queria porem seu coração diz que precisa de algo, e que nada do quem tem feito está preenchendo esse vazio. A humanidade está na busca do nada, está andando em círculos essa é “a roda do desespero”, é a busca incansável por algo que tem fim, por isso a angustia do vazio é infinita! Por que a casa um dia pode não existir mais, o vento destrói, a chuva desmancha o carro a ferrugem consome, o que é material se desfaz, vira nada, ou se transforma. porem acaba!

E suas expectativas acabam juntas, por isso o estresse vem dando as cartas, causando doenças do coração, obesidade mórbida, problemas psicológicos, causando até câncer, existem pesquisas cientificas que comprovam que a pessoa estressada tem o sistema imunológico afetado e que por isso está suscetível a ter doenças, já que fica com baixa imunidade, e com isso nosso mundo se adoece, correndo atraz de quê? Para onde? Com quê intuito? Aproveite as coisas simples, observe mais a vida, observe os gestos, o movimento da natureza, ouça mais as pessoas, olhe o mundo com mais carinho e atenção que você descobrirá o quanto poderá fazer. dê a você mesmo um tempo de meditação, reflita sobre o rumo em que está tomando, analise se o que vem fazendo de fato é útil a você e aos outros, lembre-se que você vive em sociedade, a boa convivência e a troca de experiência com o outro desenvolve estímulos que dá prazer a vida proporciona bem estar e consequentemente lhe devolverá um sistema imunológico mais fortalecido e livre de doenças, viver para os outros é viver para si em plenitude, para sua vida melhorar é necessário que a vida do outro também melhore, enquanto isso não for entendido e vivido a sociedade viverá andando em círculos e se suicidando em vão. Aproveite a vida e seja feliz!

 E acesse tambem:

http://wwwbocaquefalanaocala.blogspot.com/

Siga-me os bons, twitter: @Giliotti 

Nossa Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommunityJoin?cmm=114019068

Um comentário: