Segundo pesquisadora, espécie de 'avatar' simula
ambientes do cotidiano real
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
desenvolve por meio do editar 'Viver Melhor - Pró-Assistir' um software,
direcionado ao público infantil, que deverá auxiliar determinadas habilidades
nos autistas, ajudando-os a superar as dificuldades de interação e
socialização.
A pesquisadora responsável pelo projeto, doutora
Helena Chaves, atuante na área de Ciência da Computação, com ênfase em
Inteligência Artificial, Engenharia e Software, explicou que o mecanismo
funciona da seguinte maneira: cada criança recebe um 'avatar' que simula
ambientes do cotidiano real. A ideia é que ela se acostume com tal ambiente
para quando se encontrar em momentos semelhantes, a criança saiba como reagir,
por exemplo, ao supermercado ou ao parque de diversões.
"O software pode ser usado por qualquer criança, mas para o autista é especial, pois atividades consideradas comuns, para uma criança com autismo são desafios a serem superados", comentou Helena Chaves.
"O software pode ser usado por qualquer criança, mas para o autista é especial, pois atividades consideradas comuns, para uma criança com autismo são desafios a serem superados", comentou Helena Chaves.
Segundo a estudiosa, serão disponibilizados R$ 178
mil para o desenvolvimento da pesquisa. "Tentamos outros editais, mas por
problemas burocráticos não obtivemos êxito, então resolvemos nos preparar e
esperar o Viver Melhor", afirmou.
A inclusão social é muito importante para a sociedade, esperamos que o o nosso país se desenvolva melhor nesse quesito para saber lidar com nossas crianças especiais, muito legal essa iniciativa
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