Artigo de Leonardo Boff
Teólogo e professor da Uerj
Não apenas as pessoas mais idosas, mas também jovens fazem a experiência de que tudo está se acelerando excessivamente. Ontem foi Carnaval, dentro de pouco será Páscoa, mais um pouco, Natal. Esse sentimento é ilusório ou tem base real?
Pela ressonância Schumann se procura dar uma explicação. O físico alemão W.O. Schumann constatou em 1952 que a Terra é cercada por um campo eletromagnético poderoso que se forma entre o solo e a parte inferior da ionosfera, cerca de 100 km acima de nós. Esse campo possui uma ressonância (dai chamar-se ressonância Schumann), mais ou menos constante, da ordem de 7,83 pulsações por segundo. Funciona como uma espécie de marca-passo, responsável pelo equilíbrio da biosfera, condição comum de todas as formas de vida. Verificou-se também que todos os vertebrados e o nosso cérebro são dotados da mesma freqüência de 7,83 hertz.
Empiricamente fez-se a constatação de que não podemos ser saudáveis fora dessa freqüência biológica natural. Sempre que os astronautas, em razão das viagens espaciais, ficavam fora da ressonância Schumann, adoeciam. Mas submetidos à ação de um simulador Schumann recuperavam o equilíbrio e a saúde.
Por milhares de anos as batidas do coração da Terra tinham essa freqüência de pulsações e a vida se desenrolava em relativo equilíbrio ecológico. Ocorre que a partir dos anos 80, e de forma mais acentuada a partir dos anos 90, a freqüência passou de 7,83 para 11 e para 13 hertz por segundo. O coração da Terra disparou.
Coincidentemente, desequilíbrios ecológicos se fizeram sentir: perturbações climáticas, maior atividade dos vulcões, crescimento de tensões e conflitos no mundo e aumento geral de comportamentos desviantes nas pessoas, entre outros. Devido à aceleração geral, a jornada de 24 horas, na verdade, é somente de 16 horas. Portanto, a percepção de que tudo está passando rápido demais não é ilusória, mas teria base real nesse transtorno da ressonância Schumann.
Gaia, esse superorganismo vivo que é a Mãe Terra, deverá estar buscando formas de retornar a seu equilíbrio natural. E vai consegui-lo, mas não sabemos a que preço, a ser pago pela biosfera e pelos seres humanos. Aqui abre-se o espaço para grupos esotéricos e outros futuristas projetarem cenários, ora dramáticos, com catástrofes terríveis, ora esperançadores, como a irrupção da quarta dimensão, pela qual todos seremos mais intuitivos, mais espirituais e mais sintonizados com o biorritmo da Terra.
Não pretendo reforçar esse tipo de leitura. Apenas enfatizo a tese recorrente entre grandes cosmólogos e biólogos de que a Terra é, efetivamente, um superorganismo vivo, de que Terra e humanidade formamos uma única entidade, como os astronautas testemunham de suas naves espaciais. Nós, seres humanos, somos Terra que sente, pensa, ama e venera. Porque somos isso, possuímos a mesma natureza bioelétrica e estamos envoltos pelas mesmas ondas ressonantes Schumann.
Se queremos que a Terra reencontre seu equilíbrio, devemos começar por nós mesmos: fazer tudo sem estresse, com mais serenidade, com mais amor, que é uma energia essencialmente harmonizadora. Para isso importa termos coragem de ser anticultura dominante, que nos obriga a ser cada vez mais competitivos e efetivos. Precisamos respirar juntos com a Terra, para conspirar com ela pela paz.
Rafael, parabéns pelo primeiro post no nosso blog, essa matéria é muito boa e afeta diretamente as nossas vidas, vou estudar sobre...Seja bem vindo ao nosso Blog!!!!E obrigado a nos ajudar compartilhando seu conhecimento! abs
ResponderExcluirÓtimo, parabéns pela idéia no post, excelente artigo. que as próximas postagens tenham o mesmo teor de informação e reação por parte do leitor. pq informação sem reação não gera nenhum efeito, e os posts do blog tem a função de gerar o efeito realizante nas pessoas, a vontade de querer mudar para melhor esse lindo planeta azul que nos serve de morada. sucesso e seja bem vindo ao nosso blog!abs...
ResponderExcluirHOJE EM DIA É COMUM OUVIR ALGUEM DIZER QUERO ISSO PARA ONTEM... É TODOS TEM PRESSSA MUITA PRESSA AS FRUTAS TEM QUE AMADURECER ANTES DO TEMPO OS RELACIONAMENTOS SÃO RELÂMPAGOS AS PESSOAS SÃO DESCARTÁVEIS TODOS DIZEM ESSE PC É LENTO NÃO AGUENTO ESPERAR 30 SEGUNDOS POR UMA RESPOSTA TODOS TEM PRESSA DE CHEGAR SÓ DEUS SABE ONDE E COM A NATUREZA AS COISAS SÃO DIFERENTES O TEMPO É ARTESÃO NÃO SE PODE CONTRARIAR A NATUREZA O RESULTADO É ESSE QUE SE VÊ TODOS ESTAMOS DOENTES OS SERES VIVOS E O PLANETA E É TÃO BOM CURTIR AS COISAS SIMPLES DA VIDA HÁ ALGUNS DIAS ATRÁS ESTIVE NO LITORAL NORTE PAULISTA E DIGO A VCS ME SENTI RENOVADA VENDO O LUAR NAS ONDAS DO MAR DURANTE HORAS FIQUEI APRECIANDO AQUELE ESPETÁCULO E RECOMENDO NÃO HA MELHOR REMÉDIO PARA QUALQUER MAL PRECISAMOS PARAR POR UM TEMPO E DAR UM DESCANSO AO NOSSO AMADO PLANETA TÃO ESTRESSADO QUANTO NÓS
ResponderExcluir