A preguiça caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, freqüentemente associada ao ócio, vadiagem.
E agora?
A preguiça não é uma característica estritamente humana, na natureza muitas vezes é uma forma de preservar energia por longos períodos.
Um preguiçoso para a psicologia é uma pessoa sem resistência moral e psicológica para os desafios impostos pela vida. Que busca justificativas sempre externas para a sua falta de ação naqueles momentos decisivos que lhe surgem.
Ao compreender-se incapacitado - pela própria preguiça - de conseguir aquilo que deseja, pode ocorrer ao preguiçoso o sentimento de inveja, culpando os outros pela sua própria inércia, mesmo sendo ele aquele que foge das oportunidades de aprendizado apresentadas pela vida.
É justamente o ressentimento que assola o preguiçoso que dificulta o seu esclarecimento. Os apelos da família ou pessoas próximas para o seu melhoramento, principalmente se vierem na forma de cobrança, podem gerar - devido ao ressentimento - mais raiva e desejo de destruir tudo aquilo que lhe aparente querer retira-lo deste estado de inação.
Aquele que sofre de preguiça pode em alguns momentos recuperar a lucidez e desejar ter força para não mais sofrer deste mal. No entanto, é comum o sentimento de decepção quando se dá conta de que ainda não possui estabilidade emocional para empreender suas próprias conquistas. Nesta situação, o enfermo desanimado pode reforçar a sua crença na impossibilidade de cura, aumentando o seu ressentimento e a sua incapacidade de reerguer-se por si só.
Existem pesquisadores que indicam que a "cura" da preguiça inicia quando a própria pessoa passa a se sentir constrangida pela situação de inação em que se encontra, desejando para si uma vida mais saudável e um convívio mais harmônico com as demais pessoas. Nesta etapa é importante que o enfermo se desvencilhe da imagem de preguiçoso que criou em torno de si, convencendo-se das suas próprias capacidades e aptidões.
Então amigos vamos nos movimentar, fazer algo em beneficio dos que sofrem, ajudar o próximo pode ser o melhor "remédio"... um abraço a todos.
Eu sou bem preguiçosa, as vezes tento lutar contra o pior dos 7 pecados capitais, mais muitas vezes num dá, ai eu fio preguiçosa de lutar contra ai eu fico mesmo na minha preguiça.
ResponderExcluir"A preguiça é a chave da pobreza."
ResponderExcluir"A preguiça morreu de sede ao pé dum rio."
"Quem ama a preguiça, desama a fortuna."
"A preguiça faz abortar a glória."
"Quem tem preguiça nas pernas, ganha ferrugem nos dentes."
"A preguiça é a mãe de todos os vícios."
"A preguiça tudo dificulta; o trabalho facilita."
"A preguiça não lava a cabeça e, se a lava, não se penteia."
"Um palmo de preguiça acrescenta dez de dano."
"Quem tem preguiça, não faz casa de telhado."
"A preguiça consome todas as virtudes."
"Para o preguiçoso, todos os dias são feriados."
"Não há fardo mais pesado que o da preguiça."
"Se tem preguiça o lavrador, comem-lhe os ratos o melhor."
"Muitas vezes, se perde por preguiça o que se ganha por justiça."
"A preguiça começa nas teias de aranha e acaba nas grades da cadeia."
"A preguiça caminha tão devagar, que a pobreza em pouco a alcança."
"O tédio e a preguiça curam-se com o trabalho."
"Não há domingo sem missa, nem segunda-feira sem preguiça."
"A preguiça gera cuidados; o descanso sem necessidade produz desgosto."
"Não sejas preguiçoso, não serás desejoso."
"A preguiça nunca manteve bons criados."
"A preguiça é a mãe da indigência."
"Preguiça não vai a missa."
"O preguiçoso é irmão do mendigo."
"A preguiça nunca fez bom feito."
"O preguiçoso é sempre pobre."
"Preguiça é a mãe do capeta."
Preguiça é uma enfermidade espiritual, quando a pessoa não quer progredir, trabalhar e se cuidar, não quer achar um caminho, nada toma forma, é preciso entender as leis leis de Deus, pois não se pode ser parasita querendo sempre que os outros ofereçam de tudo, nos por esforço próprio podemos buscar.
ResponderExcluirÉ uma coisa que todo mundo tem mais é natural.
ResponderExcluirFalou tudo. Isso aí tbm pode estar associado à depressão e vice-versa.
ResponderExcluirSofro disso aí, dependendo da época, em grau alto ou baixo.
O texto ajuda a esclarecer e nos fazer pensar melhor sobre.
Obrigada e parabéns Rafa! =D
Acesse nossa comunidade no Orkut e participe da nossa enquete sobre esse tema: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114019068
ResponderExcluirPreguiça é o mal da inércia e atravanca o progresso, mas as vezes é útil e evita problemas quando se é demasiadamente afoito.
ResponderExcluirNA MINHA CONCEPÇÃO PREGUIÇA SÃO MOMENTOS. CREIO O INDIVIDUO TEM SUAS FASES DE PREGUIÇA. PORQUE? NA RALIDADE ESPERAMOS QUA AS PESSOAS SEJAM ATIVAS NO HORÁRIO HABITUAL QUE É DE 6:00HS AS 18:00HS. QUANDO VEMOS UMA PESSOA PROSTADA, SEM VONTADE PARA NADA O CHAMAMOS DE PREGUIÇOSO. MAS NA REALIDADE O RELOGIO BIOLOGICO DESSA PESSOA QUE NÃO ESTA REGULADO COM O NOSSO.
ResponderExcluirTIRO POR MIM. SOU MUITO MAIS ATIVA NA PARTE DA TARDE E NOITE DO QUE PELA MANHÃ, EU TRABALHO MELHOR NO HORÁRIO NOTURNO. ENTÃO CREIO QUE ISSO TEM A VER COM O HORÁRIO EM QUE NASCEMOS. NÃO SOMOS IGUAIS. OS HIPERATIVOS SÃO FORA DE CONTROLE. EMFIM NÃO EXITEM PESSOAS PREGUIÇOSAS, EXISTEM PESSOAS QUE NÃO ENCONTRARAM O QUE REALMENTE AS DESPERTE PRA O MUNDO REAL. AGORA QUANDO É MUITA PREGUIÇA ISSO JÁ É UMA DOENÇA
ANALISE BEM OS COMPORTAMENTOS. A CADA UM CABE NESSE MUNDO ALGO QUE LHE DESPERTE PRAZER, OS CHAMADOS PREGUIÇOSOS, SÃO PESSOAS QUE ESTÃO COM VARIAS CAPACIDADES OCULTAS, POR NÃO TEREM OU NÃO SABEREM COMO DESPERTA-LAS. NEM TODO PRAZER QUER DIZER FELICIDADE. ENTENDE? INFELIZMENTE NÃO PODEMOS NOS ADEGUAR A TUDO QUE NOS DA PRAZER, DAI QUE TEMOS QUE TENTAR DE ALGUMA FORMA RESSUCITAR OU PELO MENOS CRIAR UMA MAGUIAGEM DO QUE GOSTAMOS PARA QUE TUDO POSSA SEGUIR CONFORME A HUMANIDADE DESEJA. GENIOS SÃO PREGUIÇOSOS, SE VC FOR VER A HISTÓRIA, OS CARAS VIVIAM NUMA BAGUNÇA GENERALIZADA. SO O CEREBRO TRABALHAVA. DAI ELES FAZEM SEGUNDO O QUE O CORPO MANDA. POR ISSO TEMOS UMA HISTÓRIA MARAVILHOSA DE DESCOBERTAS. PORQUE FORAM OS PREGUIÇOSOS QUE INVENTARAM TUDO MAS COMO CITEI ACIMA TEM UM ESTADO DE PREGUIÇA QUE JÁ É DOENÇA.
Pra mim preguiça é falta de vergonha na cara, todos os preguiçosos são uns vagabundos, sem caráter.
ResponderExcluirA preguiça primeiro é um estado do nosso fisico, que muitas vezes pede por descanso, ou acomodo, porém nosso corpo se condiciona com a nossa forma de viver, portanto se formos bastante energicos também nosso organismo vai se adaptar a isso. Então a preguiça deve ser combatida primeiro na nossa mente, buscando uma mudança de postura na nossa vida para combatermos esse mal que afeta quase 100 % da humanidade.
ResponderExcluira preguiça é uma caracteristica que algumas pessoas tem em sua personalidade assim como a ansiedade etc
ResponderExcluirfaz parte da pessoa nao tem jeito quem tem tem , quem nao tem nao tem, o que pode fazer e tentar alguma atividade fisica com frequencia pq isso anima bastante, evitando assim a preguiça
Acredito que a preguiça é como uma droga que deixa o indivíduo viciado e impotente para sair dessa situação, pois ele se sene confortável com isso, algumas vezes envergonhado, outras arrependido, mas não consegue se livrar, muitas pessoas sofrem desse mal em em nosso dia-a-dia nos deparamos com ela, algumas veses ela nos domina, outras escapamos, mas é preciso um devido cuidado para que não se torne um vício, Parabéns Pedro, o tema é totalmente relevante e pelos comentários o assunto rende e se torna ainda mais interessante, tomare que as pessoas não tenham preguiça de comentar...
ResponderExcluirBom, a preguiça pra mim, é uma das piores características que uma pessoa pode ter, não devido a sua característica própria que no caso é ter o significado de vc nao ter vontade de fazer as coisas, mas levando mais pelo lado da quantidade de chances oportunidades de crescimento e experiência que você pode perder tendo essa característica que é a preguiça, não tem como ver essa característica com um lado bom, a não ser pelo lado de se "aprender" com experiências passadas, por ter perdido alguma oportunidade, ou algo do tipo. Mas que no geral não é uma característica boa em nenhum aspecto na minha opinião.
ResponderExcluirA preguiça é um estado psicologico que as pessoas tem;
ResponderExcluirnao sei se consciente ou nao mas as vezes ate a gente fica em estado de preguiça;
na REAL TODOS SOMOS UM POUQUINHO PREGUIÇOSOS.
E Rafael parabéns pelos seus posts, tem sido cada vez melhores, continue postando mais materias interessantes como essa.
É uma falta de atitude e soberba e as vezes pode ser um pouco de falta de entusiasmo e positividade. Mais acho que tem cura sim! basta ter coragem e incentivo das pessoas, mas quando o peão tem cuca fresca ai é roça
ResponderExcluirAcho que é um estado emocional ruim, porque uma pessoa preguiçosa é indisposta ao trabalho. Fica sempre adiando alguma coisa e acaba se tornando acomodada. Isso acaba se tornando um aspecto negativo porque uma pessoa acomodada não evolui tanto materialmente quanto espiritualmente falando. As vezes eu tenho um pouquinho de preguiça, acho que todos nós já tivemos preguiça alguma vez. Acho que a gente só nao deve deixar isso se tornar um hábito, um vício.
ResponderExcluirA preguiça é a pouca ou falta de disposição ou aversão ao trabalho, demora ou lentidão para fazer qualquer coisa. É o tédio ou a tristeza em relação aos bens interiores e espirituais. É um aborrecimento natural pelo trabalho no dia-a-dia, se o mesmo não tiver seu esforço recompensado. É tipo isso assim tem que procurar psicologo e ter força de vontade neh.
ResponderExcluireu acho que a preguiça é uma praga... tipo o desânimo. Só cura se pessoa quiser mt mas um hora cura... ja q nosso destino é sermos seres perfeitos, e não preguiçosos. Uma hora gente aprende, mesmo que à custa de mt sofrimento.
ResponderExcluirNadie quiere tener un esposo, un empleado, un asistente o una pareja que fue una persona perezosa. El perezoso no prospera, no se preocupa por hoy, ni el futuro. La pereza no es una falta de espíritu o el valor que alguien puede tener muchas veces el resultado de alguna enfermedad o dolencia. La pereza es una opción. La pereza es una mala cosa, sobre todo cuando se habla de la pereza espiritual. A menudo la gente hace todo lo posible, en lo relacionado con el trabajo o profesión, no tener miedo o incomodidad cuando se trata de beneficios materiales, recuerde las virtudes de algunos satánico arriba: "la codicia, la soberbia, la gula y la lujuria" pero lo interesante es que la gente con estas cualidades no tienen el coraje o la disposición con respecto a la vida espiritual. Por ejemplo, no miden cualquier esfuerzo para levantarse temprano a trabajar, pero les resulta difícil levantarse a una hora o diez temprano para orar y leer la Biblia. Invertir "suerte" en el crecimiento de la empresa o negocio y no se invierte nada o cuando invierten un poco todavía se jactan de que ellos dan mucho dinero y que reciben para invertir no lo sé.
ResponderExcluirserá que um dia eu vou me livrar disso?
ResponderExcluirAna Maria, veja só:
ResponderExcluirQuais são os principais antídotos contra a preguiça?
1. Decida se a tarefa faz ou não sentido. Ela é realmente imprescindível? Você pode delegá-la?
2. Se notar que entrou no “processo procrastinatório”, corte de uma só vez o mecanismo de culpa. Não julgue a si mesmo, não tenha autopiedade ou raiva. Não culpe os outros por terem lhe passado a tarefa. Apenas corte o hábito de procrastinar.
3. Divida o trabalho em listas de pequenas sub-tarefas mais claras e gerenciáveis.
4. Defina prazos, rotinas e metas. Todos os dias, às 10h farei tal coisa, para conseguir tal resultado.
5. Siga as rotinas firmemente. Evite furos e exceções. Um amigo usa a seguinte técnica: se está com preguiça de acordar às 7h, se levanta 10 minutos antes. Assim que ele nota o mecanismo da procrastinação aparecer, toma uma atitude contrária.
6. Cérebro precisa de treinamento. Se hoje é difícil, amanhã será menos. Você não é muito diferente de um atleta. Foi assim que você aprendeu a ler, pensar, dirigir e até a fazer sexo.
7. Entenda afinal, por que você acha que uma tarefa é chata. O que significa a tal chatice? Descreva claramente a situação. Você está superdimensionando? Está sofrendo por antecedência?
8. Use a criatividade para deixar a tarefa menos pesada. Vista uma roupa específica para executá-la, faça-a num lugar que lhe dê prazer, usando instrumentos que ajudem a motivá-lo. Ou pelo menos pare de gastar energia com resistência.
9. Simplifique a tarefa. Torne-a cada vez mais clara e direta. Automatize tudo o que der.
10. Descanse e se alimente corretamente. Afinal, é muito mais fácil ter preguiça depois de uma noite mal dormida e de uma feijoada tripla.